segunda-feira, 8 de julho de 2013

Picadinho com Couscous

Antes de passar a receita vou deixar uma breve explicação sobre o Couscous, pois sempre que posto receitas com ele surgem dúvidas. Couscous é um prato famoso em alguns países (manja couscous marroquino?) e por conta dele ser feito com grão de trigo duro, esse grão acabou sendo genericamente chamado de "couscous". Então o couscous que trato aqui nada tem a ver com cuscuz paulista ou de tapioca, certo?

O couscous usado nesse prato é esse. São pequenos grãos de trigo moídos grosseiramente que ao se colocar em contato com um líquido de sua preferência ele incha, fica molinho e delicioso. Embora essa caixinha custe entre R$ 8,00 e R$ 20,00 (preço que encontro em Sorocaba) acho um ingrediente bacanérrimo para variar no acompanhamento e rende muuuuito. Fica a dica.
Neste prato o couscous eu hidratei em caldo de legumes e ainda adicionei um pouco de alho em pó (compro no supermercado mesmo).
Para o picadinho refoguei 1 cebola picada no azeite em fogo baixo até ela quase dissolver, na sequência somei 3 dentes de alho amassados e  800g de miolo de alcatra em cubos. Juntei 1 colher (sopa) de mostarda, 3 colheres (sopa) de shoyu, 1 colher (café) de colorau. Como fiz na panela de ferro fui pingando um pouquinho de água quente e mantendo a panela tampada até a água quase secar. Fiz isso umas três vezes, o que foi suficiente para a carne ficar bem macia.  
Adicionei 2 xícaras de legumes picados, usei cenoura, batata e vagem. Cobri com água quente e mantive a panela fechada para cozinhar os legumes (fique de olho, se água reduzir muito, adicione mais). Quando os legumes estavam cozidos acertei o sal e adicionei pimenta do reino moída na hora. Faltou o cheiro verde para finalizar, mas não tinha na hora (coloque no seu).  Fica divino para servir com couscous! Amo muito!
RENDE 4 PORÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário