terça-feira, 19 de março de 2013

Cozinhar Leite Condensado na Panela de Pressão

Aprenda como cozinhar leite condensado na panela de pressão.
Dica de como fazer um leite condensado cozido.
Eu sei que muita gente já sabe como cozinhar leite condensado na panela de pressão. Não tem nenhum segredo, é muito simples, é claro que é só seguir algumas regrinhas de segurança. Mas, esta é a primeira vez que eu faço este doce de leite condensado na panela de pressão, (tenho que confessar que eu tinha um medinho, de leve, hehehe). Daí, com a ajuda do meu marido (que fazia este doce de leite quando era solteiro) saiu esta gostosura de doce. Gente, o doce de leite feito do leite condensado cozido na panela de pressão é muiiiiito melhor que a maioria destes doces industrializado que vemos no supermercado. Faça em casa e você vai ver que delícia!!

Cozinhar leite condensado na panela de pressão

Você vai precisar de 01 lata de leite condensado e 1 panela de pressão com água fervente.
Atenção:
- Tem que ser o leite condensado de LATA, parece óbvio mas é sempre bom frisar: leite condensado de caixinha NÃO PODE.
- Se a lata de leite condensado tiver rótulo de papel tem que retirar o rótulo todinho, caso contrário o papel vai derreter e entupir a válvula da panela de pressão.
Então, vamos lá:
- Coloque a lata no centro da panela de pressão, cubra com água até uns três dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto.
- Assim que a panela pegar pressão, o tempo de cozimento vai determinar o ponto do doce. O meu eu cozinhei por 30 minutos em fogo alto depois de pegar pressão.
= Para ficar cremoso, depois de pegar pressão, é só cozinhar em fogo médio por 30 minutos.
= Para um doce mais firminho o tempo aumenta para 40 minutos (em fogo médio).
= E, para um doce de corte, de 50 a 60 minutos cozinhando em fogo médio.
- Depois do tempo de cozimento, desligue o fogo. Se você tiver tempo e paciência espere sair toda a pressão da panela naturalmente, agora, se você é desesperada, como alguém que eu conheço (euzinha), hehehe, leve a panela para a pia e abra um fiozinho de água sobre ela (ainda tampada) até que ela faça um barulho tipo um chiado e daí você pode abrir a tampa da panela.
- Já para a lata de leite condensado, é preciso ter paciência, NÃO ABRA A LATA ASSIM QUE VOCÊ RETIRÁ-LA DA PANELA, desculpe a letra grande mas isto é muito importante. Se você tentar abrir a lata ainda quente poderá causar um sério acidente. O doce quente pode ser espirrado todo em você.
- Voltando, retire a lata de dentro da panela (com cuidado ela vai estar super quente) e deixe esfriar por cerca de 4 horas para depois abri-lá. Ou, se a paciência estiver curta, você pode dar uma ajudazinha (oba): Coloque a lata em uma vasilha com água gelada e bastante gelo, daí, depois de uns 30 minutinhos, retire a lata da vasilha espere uns minutos para ver se ela já está mais fria e só então abra a lata.
O post ficou grandinho e escrevendo parece que tem que fazer muita coisa mas, é bem simples de fazer, é só ter os cuidados básicos e aproveitar esta gostosura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário