Torta de frutas
(a torta antes de receber a “cobertura de brilho”)
A receita veio da net, do site Receitas de Bolos e Tortas Doces, e eu não mudei quase nada, a não ser pelo acréscimo de baunilha no recheio e de abacaxi nas frutas que cobrem a torta. No resto, obediência total =)
A massa…
É claaaaro que a massa é de biscoito, minha massa preferida pela praticidade e pelo sabor (e também porque, vocês sabem, eu não sei fazer massa sovada, pff). Aqui, o biscoito usado é o Aveia & Mel da Nestlé, triturado no liquidificador e depois misturado à 1/2 lata de creme de leite até obter uma massa homogênea. Com essa massa, é só cobrir o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 25 cm e levar ao forno médio pré-aquecido por cerca de 10 minutos, ou até a massa dourar ligeiramente.
Mais fácil do que isso não acho que exista, néam? =)
O recheio…
Numa panela é só misturar 1 lata de leite condensado, 2 gemas peneiradas, 2 colheres (sopa) de maizena dissolvidas em 1/2 xícara de leite (eu acrescentei também um pouquinho de extrato de baunilha) e deixar que tudo cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até ficar um creme consistente. Depois, é só desligar o fogo e juntar a 1/2 lata de creme de leite que sobrou e umas raspinhas de limão (que eu esqueci…dã). Tem que deixar esfriar um pouquinho e depois cobrir a massa que já estava lá, assada e reservada.
A cobertura…
Use as frutas que você quiser para cobrir sua rica torta. Eu usei pêssego em calda, kiwi, abacaxi e morango, mas a escolha é sua. Disponha as frutas por cima da torta e cubra com uma mistura de 1/2 xícara de calda de pêssego com 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor – é isso que vai dar um brilho bacana na torta. A gelatina você dissolve em 3 colheres (sopa) de água, em banho maria… depois, junta a calda e leva essa mistura para outro banho maria, dessa vez com água gelada e pedras de gelo – a ideia é acelerar o processo que fará a gelatina dar uma endurecida para que então você possa jogar essa calda por cima das frutas, já que se você cobrir a torta com essa gelatina muito líquida a parada vai ficar uma meleca, sacou?
Bom, feito tudo isso, é só levar à geladeira por umas horinhas, até que a gelatina de cima já esteja durinha e brilhante. E olha só… se você achar o lance da gelatina muito complexo, pode fazer uma caldinha de geleia que também rola lindo, viu? Neste caso, é só aquecer a geleia de sua preferência em banho maria e usar como cobertura da torta.
Eu servi com sorvete de creme (e fico devendo uma foto decente, porque essa última aí só demonstra o meu estado…er… alcóolico no momento que servi a sobremesa) e só lhes digo que não sobrou nem o cheiro – o povo pirou na torta, viu? Então, se você estava buscando uma sobremesa fácil e bonita para a ceia de Natal, aqui está ela! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário